Se quiser me escrever e solicitar algum material o Email é este aqui!

ministerioinfantilalebohrerferreira@hotmail.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ensinando o LIVRO SEM PALAVRAS


Livro sem palavras
O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas — nas cores preto, vermelho e branco — foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título “O Livro Sem Palavras”. O Sr. Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava frequentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação ‘mais branca do que a neve’ concedida para ele.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial. Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido em um culto para crianças onde cerca de 12 mil estavam presentes para ouvir sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas — nas cores preto, vermelho, branco e dourado”.
— Conte uma história para nós, Fanny. Conte outra — as crianças suplicavam. Fanny Crosby, a conhecida compositora de hinos, tirava muitas vezes da bolsa um pequeno Livro Sem Palavras e contava às crianças, a quem tanto amava, a história do Salvador.
Em 1895, o livro foi levado à India por Amy Carmichael. Amy e sua auxiliar fizeram uma bandeira de cetim nas cores dourada, preta, vermelha e branca, e a puseram em seu carro puxado por bois, indo de aldeia em aldeia divulgando o Evangelho nosul da India. — Um texto muito útil para um sermão de improviso — comentou Amy. Nos grupos menores ela usava o pequeno livro em vez da bandeira” (Bíblia de Recursos para Crianças – Ed. Hagnos – p. 20).
O livro sem palavras é um excelente instrumento para a evangelização de crianças. A seguir, você verá um modelo de como transmitir as verdades bíblicas para as crianças numa linguagem que elas possam compreender.
Converse com a criança e conte a história. Você também pode ensinar seus alunos sobre o Livro sem Palavras para que eles também evangelizem seus amigos.
 

Página Dourada:
Ensina: Quem é Deus – Criador, Amor (Ele ama você), céu, Santo.
Versículo: João 3:16a
Como explicar: Explique quem é Deus: Ele fez tudo (cite a criação); Ele fez você; Deus o ama e está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura.

Página Escura:
Ensina: Problema/Necessidade. Definição de pecado, Exemplos de pecado, Nascidos em pecado, separados de Deus.
Versículo: Romanos 3: 23
Como explicar: O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.

Página Vermelha:
Ensina: Solução/Caminho. O Filho perfeito de Deus recebeu o nosso castigo, derramou seu sangue, morreu e ressuscitou e está agora no Céu.
Versículo: Hebreus 9:22; I Coríntios 15:3,4
Como explicar: Cristo o Filho de Deus, nunca fez nada de errado. Ele recebeu na cruz, espontaneamente, o castigo que cada pessoa merecia. Deus colocou sobre Ele o seu e o meu pecado. Cristo derramou o Seu sangue por nós. Ele morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e está agora no Céu.
  
Página Limpa:
Ensina: Apropriação. Convite para afastar-se do pecado e de tentar salvar-se pelo esforço próprio. Para confiar em Cristo pela fé somente.
Versículo: João 1:12; Hebreus 13:5a
Como explicar: Leia e explique o primeiro versículo. Recapitule a mensagem da salvação, fazendo perguntas. A criança deve orar, reconhecendo que pecou, e que deseja o pecado, confiando só em Cristo. Dê-lhe segurança: De quem você é filho? Como sabe? Leia e explique Hebreus 13:5b,6. O Senhor Jesus vai abandonar você algum dia?

Página Verde:
Ensina:Crescimento Espiritual. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.
Versículo: I João 1:9
Como explicar: a cor verde nos lembra coisas que crescem. Agora que já crê no Senhor Jesus, você deve crescer nele. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.


Apresentação da mensagem de Salvação, usando o Livro sem Palavras.

Introdução Cumprimente a criança, pergunte a ela seu nome e apresente-se. Diga que gostaria de mostrar-lhe um livro que não contem palavras, somente cores e que estas cores contam a história verdadeira mais linda que ela já ouviu, e não esqueça de dizer que esta história está na Bíblia, o livro de Deus. Então pergunte se ela gostaria de ouvir a história.

Página Dourada:
Pergunte a criança do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que lembra de jóias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus. Comente que a Bíblia diz que lá no Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como o vidro. Lá também ninguém fica triste, doente ou morre. E lá não há noite. No Céu todas as pessoas serão muito felizes. E a coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus estão lá. Se a criança não souber quem é Deus, explique que Ele é o criador de todas as coisas, inclusive da criança, diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito.
Frase de ligação: E no Céu não pode entrar o pecado.



Página Escura:
Pergunte a criança se ela sabe o que é pecado. Explique a ela que pecado são as coisas ruins que fazemos, pensamos ou dizemos, aquilo que não agrada a Deus. O pecado causa sofrimento, tristeza em nosso mundo. Pergunte a ela se ela pode citar algum exemplo do que é pecado. Espere-a dizer e fale que em Romanos 3: 23, diz que “Todos pecaram...”, inclusive você e a criança. Diga que pecamos porque nascemos com o desejo de fazer coisas erradas, e que Deus disse que o pecado merece castigo, e o castigo para o pecado é a morte, ou seja, ficar separado de Deus para sempre. Também diga que Deus sabia que a criança não pode fazer nada para se livrar do pecado então Deus arrumou um meio para livrá-la do seu pecado.
Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que não sejamos castigados pelos nossos pecados.



Página Vermelha:  
Conte à criança que Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo, ele nasceu como um bebê, cresceu, tornou-se homem e nunca fez nada de errado, diga que Ele é perfeito. Fale que homens maus resolveram maltratar Jesus, colocaram nEle uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz, saindo assim sangue dEle. Comente sobre Hebreus 9: 22b e diga que Jesus recebeu o castigo que nós merecíamos pelos nossos pecados, enquanto Ele estava na cruz, recebeu o castigo de todas as pessoas. Afirme que Ele recebeu o castigo, porém não tinha pecado. Utilize também I Coríntios 15: 3,4 para confirmar que Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar os pecados.
Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.

Página Limpa:
Este é o momento do apelo, fale a criança que Deus quer perdoar seus pecados e quer que seja Seu filho. Leia juntamente com a criança João 1: 12. Analise juntamente com ela cada parte do versículo e explique que receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos pecados e que ressuscitou. Diga que a criança precisa estar disposta a abandonar os pecados e crer que somente Jesus pode perdoá-la, e assim poderá ser chamado de filha de Deus.
Pergunte a criança se ela quer dizer que pecou e crê que Jesus morreu para perdoá-la. Pergunte se ela quer receber Jesus como seu salvador. Em seguida, ore juntamente com a criança, peça que ela ore com as palavras dela. Logo que ela encerrar a oração pergunte se ela sabe de quem é filha agora (de Deus). Leia novamente o versículo com a criança agora colocando o nome dela no versículo.
Leia com a criança Hebreus 13:5b e explique que o Senhor Jesus nunca irá abandoná-la e que ela pode conversar com Ele sempre que quiser (para completar leia Hebreus 13:6).
Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.

Página verde:
Este página servirá para a confissão de pecados. Diga à criança que a cor verde lembra folhas, grama, flores, coisas que estão crescendo. Fale que esta é uma página que lembra uma nova vida, a vida eterna que a criança recebeu de Deus. Conte a criança que agora é como se ela fosse um recém-nascido na família de Deus, e Ele quer que ela cresça e aprenda mais sobre Jesus. E aprendendo mais sobre Jesus compreenderá que deve fazer o que O agrada, mas se algum dia pecar, desobedecer a Deus, a coisa certa a fazer é confessar seu pecado, ou seja, contar a Deus o que fez de errado e depois deve pedir a Deus que o ajude a fazer o que é certo. Afirme que Jesus é um grande Salvador e amigo. 
Fale para a criança de que forma ela pode aprender mais sobre Jesus: Orar (falar com Deus todos os dias); Ler e obedecer a Bíblia; Dar testemunho (contar aos outros o que Jesus fez por todas as pessoas); Ir a igreja e a escola bíblica.
Antes de a criança ir embora dê a ela um folheto, peça para fazer uma oração de agradecimento pelo que Deus fez por ela.



Atividades:
Distribua para cada uma delas, folhinhas de colorset nas cores do Livro sem palavras. Distribua as folhinhas coloridas fora de ordem e peça que elas coloquem na ordem certa das cores do Livro.
Assim você poderá perceber se elas prestaram atenção enquanto você explicava.
Depois que elas colocarem na ordem certa das cores, grampeie e peça que elas enfeitem a capinha com as cores usadas no livro. Deixe que elas soltem a imaginação, e enquanto elas decoram a capinha vá repassando com elas o significado de cada cor.
Depois de pronto, instrua suas crianças a deixarem o livrinho na mochila ou na bolsinha para que, quando tiverem oportunidade, eles possam contar o Livro sem Palavras para para os amiguinhos que ainda não são salvos.
Deus abençoe vocês.








1 comentários:

CANTINHO DAS HISTORIAS BIBLICAS disse...

AMIGA! SEU BLOG ESTÁ RECHEADO DE MATERIAL MARAVILHOSO1 copiei tanta novidades. obrigada!
bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...